10 setembro 2008

Violence Fog & Jerusalem - SWF Sessions Vol. 6 (1971)

01 - Violence Fog - New One
02 - Violence Fog - Rolli Zink
03 - Violence Fog - Brother Where are You
04 - Violence Fog - Leisure
05 - Violence Fog - Town Child Baby
06 - Jerusalem - Metamorphosis
07 - Jerusalem - Moon's New Way
08 - Jerusalem - Rainy Day

SWF era uma rádio alemã e a série "SWF Sessions", assim como a série BBC Sessions traz sessões das bandas fazendo uma espécie de "live in studio". Só que a SWF abria espaço quase que exclusivo para o underground. É o caso do Violence Fog, cujo único registro fonográfico são essas sessões na SWF. A banda é alemã e foi formada em 1969, na região de Baden-Baden. A banda realizava concertos matadores e criou fama local, se notabilizando também pelos efeitos visuais caprichados em seus shows. Infelizmente, logo depois dessa gravação na SWF em 1971, a banda terminou por conta de desentedimentos internos e o material não foi utilizado pelo próprio grupo.

Não confundam Jerusalem com a banda inglesa de mesmo nome e formada na mesma época. Este grupo é alemão, também formado em1969. Sua fama local se devia a ótima interação entre os dois guitarristas e pelo fato de possuírem 2 baixistas, uma coisa bastante peculiar até para os dias de hoje. Suas canções representavam o cenário da época, de inovações e liberdades, e o entuasismo dos garotos, que estavam conquistando público pouco a pouco. No palco, a banda chamava atenção do pessoal mais antenado e chegou a ser considerada como uma das melhores bandas do começo dos 70 no sul da Alemanha, junto com grupos como Frumpy e Ihre Kinder. Chegaram até a fazer uma tour com o Frumpy pela Alemanha, Suíça e Áustria. A guinada promissora da banda foi interrompida por um trágico acidentede trânsito com um de seus guitarristas.

Infelizmente, a fama desses dois grupos ficou restrita aquela época/local, mas o lançamento desses registros vem trazer a tona esse legado musical incrível. As duas bandas passeiam no estilo hard/heavy-progressive. O Violence Fog puxa mais o lado prog por incluir a flauta ; já no Jerusalem, o lance são guitarras duelando nas músicas, vocais bem encaixados e climas escuros. O som remete a bandas como Erna Schmidt e Virus. Raridade. Aproveite.

SWF was a radio station in Germany that made some sessions like London's BBC of underground german bands. Violence Fog and Jerusalem (not Jerusalem from UK) hadn't any oficial registers except this sessions in SWF, in 1971. Heavy-prog sounds with good sound quality. Rare registers.


Art-work => only front











5 comentários:

Anônimo disse...

Strong Material.Many Thanks!!

Anônimo disse...

wow!!!!!

Anônimo disse...

wow

Anônimo disse...

São bandas como essa que consituem aquilo que mais aprecio no HARD ROCK 70's.
Boa postagem, continue assim!

Anônimo disse...

São bandas como esta que constituem o melhor do H.R. 70's!!!

Bela postagem, parabéns!