28 janeiro 2008

Virus - Revelation (1971)


01 - Revelation
02 - Endless Game
03 - Burning Candle
04 - Hungry Looser
05 - Nur Noch Zwei Lichtjahre
06 - Confession (bônus)
07 - Facts Of Death (bônus)

Músicos : Reinhold Spiegelfeld (baixo) ; Bernd [Molle] Hohmann (flauta, vocais) ; J. Dieter Krahe (teclados) ; Wolfgang Rieke (bateria) ; Werner Monka (guitarra)


Banda alemã, formada em 1970. O som do Virus é um rock progressivo bem denso e viajante, com enfâse no trabalho instrumental e em melodias sombrias. A banda fazia uso extensivo do teclado e da flauta para incrementar o peso da guitarra e da cozinha vigorosa. Nas faixas, algumas influências eruditas misturadas no meio de um hard pesado, bem ao estilo alemão. É possível estabelecer alguma relação entre o som do Virus com o de bandas como o também alemão Blackwater Park, Atomic Rooster, Jerusalem e High Tide.
German heavy progressive rock band. Obscure and dark sound, strong guitars and organ, sounded like Blackwater Park, Atomic Rooster, Jerusalem and High Tide.
Art-work => complete!





15 janeiro 2008

Ancient Grease - Women and Childrens First (1970)



01 - Freedom Train
02 - Don't Want
03 - Odd Song
04 - Eagle Song
05 - Where the Snow Lies Forever
06 - Mother Grease the Cat
07 - Time to Die
08 - Prelude to a Blind Man
09 - Mystic Mountain
10 - Women and Children First
11 - Freedom Train (Alt Take)


Músicos : Gary Pickford Hopkins (vocals) ; Phil Ryan (keyboards) ; John Weathers (drums) ; Bob Welsh (guitarra)

Mais um nome que engrossa a fileira das bandas injustiçadas...
A sonoridade analógica mergulhada na influência psicodélica torna essa bolacha um delicioso aperitivo para os apreciadores da arte rock. Quilos de distorção, temperados pela sonzeira dos teclados somados a um vocal por ora rasgado e desleixado, fazem do Ancient Grease um grande representante do cenário underground britânico, de onde brotaram dezenas de excelentes bandas que ficaram no limbo. E para acrescentar... belas baladinhas ao violão dão uma
acalmada no caldeirão. Destaque para "Mother Grease the Cat" e a homônima "Women and Children First".


English power-trio, mixing acid and heavy songs with soft and country-influenced balads.


Art-work => complete!







link para o álbum

12 janeiro 2008

Highway - Highway (1975)

01 - Too Many Changes
02 - Look Away
03 - Pegasus
04 - Seems To Me
05 - It Won't Last Long
06 - Days Go By
07 - Bright Side
08 - Meadow
09 - Slip Away
10 - Tomorrow
11 - Lady Luck
12 - My Music



Músicos : Steve Murphy (guitarra e vocais) ; Dan Cammarata (bateria) ; Eric Bannister (baixo)



Power-trio norte-americano, de Minnesota, com este único e raro registro. A banda foi formada em 1972, porém só 3 anos depois conseguiram lançar seu disco. Durante o período tiveram somente fama local. O som foi todo composto pelo guitarrista Steve Murphy e nele contém aquela tradição do hard norte americano - bastante peso e referências a psicodelia sessentista e ao country-blues. O som remete-nos facilmente a bandas como o Grand Funk Railroad, Josefus, Bolder Damm e Morly Grey. O baixo marca presença firme e a guitarra saturada harmoniza o trabalho estrondoso da bateria. As quatro últimas faixas são bônus da mesma época do lançamento do disco.
One-shot american power-trio. Heavy-blues and country-rock oriented sound, the tradicional american rock sound from 70's.
Art-work => complete!